sábado, 12 de outubro de 2013

Dr Marco Antonio fala ao Site UOL

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/10/08/justica-proibe-o-uso-de-roxo-em-bens-publicos-de-sao-vicente-sp.htm

Justiça proíbe o uso de roxo em bens públicos de São Vicente (SP)

Rafael Motta
Do UOL, em Santos (SP)
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo determinou que a Prefeitura de São Vicente (65 km de São Paulo) pare de usar a cor roxa na pintura de prédios públicos, em uniformes escolares e propaganda institucional. O governo municipal já recorreu da decisão.
  • Divulgação
    O prefeito de São Vicente, Luís Cláudio Bili (PP), durante a campanha e de camisa roxa
A cor roxa foi usada durante a campanha eleitoral do prefeito Luís Cláudio Bili (PP), acusado de promoção pessoal pelo vereador oposicionista Pedro Gouvêa (PMDB). Ele foi eleito no primeiro turno com 51,42% dos votos válidos.
Ele argumenta que os símbolos oficiais contêm as cores vermelha e amarela, mas desde o início do ano o roxo tem sido disseminado em edifícios, postes e placas.
A liminar (decisão provisória) é assinada pelo desembargador Edson Ferreira da Silva, da 12ª Câmara de Direito Público do TJ.
Em sua opinião, a utilização dessa tonalidade "pode ter caráter de promoção pessoal e partidária, além de implicar gasto público desnecessário se não for outro o objetivo da pintura".

O advogado do vereador Gouvêa, Marco Antônio da Silva, também espera que o TJ mande o governo repintar prédios públicos de vermelho e amarelo, com despesas pagas pelo prefeito.
Por enquanto, só se interrompeu o uso do roxo, o que a prefeitura diz estar acatando desde 25 de setembro.
Silva declarou ter impetrado, nessa segunda-feira (7), uma representação no Ministério Público Estadual em São Vicente. Ele pretende que o órgão ajuíze uma ação civil pública para que a Justiça condene o prefeito por improbidade administrativa e o torne inelegível.

Até o final da gestão passada, predominavam em obras públicas as cores vermelha e amarela, que constam nos símbolos oficiais da cidade.
Elas vinham sendo empregadas desde 1997, quando assumiu o governo o atual deputado federal e presidente estadual do PSB, Márcio França (PSB) --cunhado de Pedro Gouvêa.

No brasão, "púrpura"

Em nota, a prefeitura de São Vicente declara que "vem utilizando a cor púrpura junto com outras cores (amarelo, vermelho e branco), por serem as cores dos símbolos oficiais da cidade, previstos em lei. Portanto, não se pode falar em […] cunho pessoal ou eleitoreiro".
  • Divulgação
    Bandeira da cidade; prefeitura diz usar a cor do brasão

A assessoria de imprensa enviou uma foto da bandeira da cidade para justificar que a tonalidade do brasão do município --a figura estilizada de um leão-- "inspirou a [utilização da] cor roxa pela administração municipal".

"A prefeitura lembra ainda que a Justiça não determinou a substituição das placas e [dos] locais pintados de roxo. A liminar determina apenas a interrupção do uso dessa cor nos equipamentos públicos municipais e propaganda institucional desde o último dia 25", diz a nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário